Todos os sites
Equinor logo
  • Quem somos
  • O que fazemos
    • O que fazemos
    • Petróleo e gás natural
    • Energias renováveis
  • No que acreditamos
    • No que acreditamos
    • Projetos sociais
    • Patrocínios
  • Nosso valor local
    • Nosso valor local
    • Carreiras
    • Fornecedores
  • Notícias e imprensa
  • Fale conosco
  • Todos os sites

Bacia de Campos

A Bacia de Campos fica no litoral do Rio de Janeiro e é responsável pela produção de 60% do petróleo brasileiro. Nossas licenças estão localizadas em águas rasas e profundas e temos ativos em fase de exploração e produção.

Licença BM-C-33

A Equinor detém a operação desde setembro de 2016 e participação de 35%  no bloco BM-C-33, localizado em 2.900 metros de lâmina d’água na Bacia de Campos. O bloco foi adquirido na sétima rodada de licitações (em 2005) e a parceria conta ainda com Repsol (35%) e Petrobras (30%). 

No bloco, ainda em fase de avaliação, foram realizadas três descobertas no pré-sal: Seat (2010), Gávea (2011) e a grande descoberta de gás e condensado do prospecto Pão de Açúcar, anunciada em 2012. Um total de quatro poços de avaliação foram perfurados no bloco, confirmando um volume total recuperável de hidrocarbonetos estimado em cerca de 1 bilhão de barris de óleo equivalente.

Peregrino 

Localizado na licença BM-C-7 esta licença contém o campo de Peregrino e fica a 100-120 metros de lâmina d’água. A Equinor é a operadora com 60% da licença e a Sinochem sua parceira, com 40%. O campo de Peregrino é o maior operado pela Equinor fora da Plataforma Continental Norueguesa. Um poço de avaliação na descoberta de Peregrino Sudoeste foi perfurado na primeira metade de 2011. Outro poço de avaliação foi perfurado em 2012 na descoberta Peregrino Sul, feita em 2011 no bloco BM-C-47.

Licença BM-C-47

A Equinor detém 60% de participação nesta licença adquirida na nona rodada em 2008. A Sinochem entrou como parceira em abril de 2011 com 40%. Um poço exploratório foi perfurado em 2011 e uma descoberta de petróleo foi anunciada no prospecto Peregrino Sul. O último poço exploratório do compromisso firme foi perfurado no primeiro trimestre de 2014. Em dezembro de 2013, a Equinor apresentou à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) a declaração de comercialidade do campo de Pitangola, parte de Peregrino Fase II.

Roncador

Em dezembro de 2017, a Equinor e a Petrobras concordaram em avançar sua parceria estratégica através da venda de 25% de participação no campo de Roncador para a Equinor. A transação quase triplica a produção da Equinor no Brasil, com atraentes condições e potencial de criação de valor adicional para ambas as partes através da aplicação da expertise da Equinor na recuperação melhorada do petróleo (IOR-improved oil recovery).

Localizado na Bacia de Campos, Roncador é a maior descoberta no Brasil a partir da década de 1990. Atualmente, é o terceiro maior campo produtor do portfólio da Petrobras com produção atual de cerca de 240 mil barris de petróleo por dia e cerca de 40,000 boe por dia de gás associado.

O objetivo principal é maximizar a criação de valor e a longevidade do campo Roncador. A Equinor aproveitará sua tecnologia, competência e experiência em IOR na Plataforma Continetal Norueguesa e em outros lugares e a Petrobras, sua experiência como o maior operador de águas profundas e desenvolvedor de pré-sal no mundo.

A ambição é aumentar o fator de recuperação em pelo menos 5 pontos percentuais, trazendo o total de volumes recuperáveis remanescentes de 1 bilhão de boe para mais de 1,5 bilhão de boe.

Conecte-se conosco

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Terms and conditions
  • Privacy policy
  • Política de cookies
  • Fale conosco
  • Where we are
  • RSS
Copyright © 2021 Equinor ASA