skip to content

Roncador

Roncador, Bacia de Campos
Foto: Andre Ribeiro

Roncador: uma parceria estratégica

Roncador foi a maior descoberta offshore do Brasil na década de 1990 e possui um potencial de produção atual de quase 150 mil barris de óleo equivalente por dia, além de ser o maior campo produtor fora da área do pré-sal, com aproximadamente 10 bilhões de barris de óleo equivalente originalmente no reservatório.

Em 2018, a Equinor e a Petrobras firmaram uma aliança estratégica para o campo. A parceria entre a Petrobras, maior operadora de águas profundas do mundo, e a Equinor, com sua ampla competência e experiência no Aumento do Fator de Recuperação de Petróleo (em inglês, Improved Oil Recovery), tem sido um divisor de águas para o campo, onde temos a ambição de atingir a um aumento da produção em mais 1 bilhão de barris de óleo equivalente.

O acordo de aliança estratégica também inclui um programa de eficiência energética e redução de emissões de gás carbônico em Roncador.

150 mil barris de óleo por dia

Potencial de produção diária

1999

Início da produção

25%

Aumento da produção a curto prazo

Tecnologia para otimizar a produção

O processo sistemático para o Aumento do Fator de Recuperação de Petróleo já demonstrou resultados significativos, com os primeiros oito poços apresentando uma redução de 50% nos custos e contribuindo para um aumento de 25% da produção do campo.

Nossa parceria em Roncador é um exemplo de como podemos agregar valor à produção, ao mesmo tempo em que demonstramos o potencial de alavancar novas tecnologias.

FATOS

  • Operado pela Petrobras (75%), em parceria com a Equinor (25%)
  • Descoberta foi feita pela Petrobras em 1996 com o poço 1-RJS-436
  • Produção iniciada em 1999
  • O bloco está localizado na Bacia de Campos em águas profundas
  • A licença é localizada a aproximadamente 125km da costa do estado do Rio de Janeiro
  • Conta com 4 unidades de produção, o P-52, P54, P-55 e P-62