Primeiro barco offshore convertido em híbrido no Brasil entra em operação

A Equinor, em colaboração com a CBO e a Wärtsilä, concluiu o projeto de hibridização da embarcação CBO Wiser. O barco, do tipo PSV (platform supply vessel) conta agora com um banco de baterias instalado e está utilizando, como combustível, tanto diesel quanto energia elétrica em suas atividades.
Com a iniciativa, espera-se uma redução significativa de até 30% das emissões de CO2 da embarcação. O projeto é pioneiro no Brasil.
“O Brasil é um país-chave para a estratégia da Equinor. Por aqui, conseguimos dar importantes passos na nossa jornada de reduzir as emissões de CO2 a nível global. A conversão desta embarcação é um exemplo prático nesse sentido. Por meio de projetos como este e outras iniciativas, seguiremos em direção à ambição de alcançar a neutralidade de carbono em 2050”, afirma Paulo Henrique Van Der Ven, Diretor de Operações Compartilhadas da Equinor no Brasil.
A colaboração entre as três empresas fez com que o CBO Wiser fosse a primeira embarcação a realizar esse tipo de instalação no Brasil, sendo ainda a segunda embarcação de propulsão híbrida para o setor de óleo & gás offshore. A primeira, o PSV Delta Commander, entrou em operação em dezembro de 2023, também à serviço da Equinor, no campo de Bacalhau.
Os barcos do tipo PSV são responsáveis por transportar, do continente até as unidades offshore, os suprimentos e equipamentos necessários para a operação dos ativos.
Sobre a Equinor
A Equinor é uma empresa internacional de energia comprometida com a criação de valor a longo prazo em um futuro de baixo carbono. Com portfólio que abrange petróleo, gás, energias renováveis e soluções de baixo carbono, a Equinor é a principal operadora na plataforma continental norueguesa e a maior fornecedora de gás para a Europa.
No Brasil, área estratégica internacionalmente para a companhia, o portfólio crescente conta com ativos em óleo e gás (O&G) e energias renováveis. Em O&G, a companhia tem projetos em desenvolvimento, incluindo Raia e Bacalhau, e ativos em produção, como Peregrino e Roncador. Em renováveis, a empresa conta com ativos em energia solar em operação – as plantas solares Apodi e Mendubim, além de ter adquirido em 2023 a Rio Energy, empresa líder em energia renovável onshore no país.
Últimas notícias
Equinor notificada sobre interdição do FPSO Peregrino pela ANP
A Equinor, operadora do campo de Peregrino, foi notificada na sexta-feira, 15/08, pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) sobre a interdição do FPSO Peregrino.
Equinor lança terceira edição de programa de inovação aberta no Brasil
O Bridge, programa de inovação aberta da Equinor, abriu suas inscrições nesta segunda-feira (14). A iniciativa tem como objetivo conectar, com a empresa global de energia, startups e pequenas e médias empresas que possuam soluções aplicáveis às demandas do dia a dia operacional da companhia, promovendo resultados rápidos com impacto direto nas operações.
Equinor recebe do Ibama Licença de Instalação do Gasoduto Raia
A Licença de Instalação para o trecho offshore do gasoduto do Projeto Raia, na Bacia de Campos, foi emitida neste sábado (12) pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama). A companhia dará início às atividades de instalação marítima da estrutura de 200 quilômetros, que conectará o FPSO Raia a Cabiúnas, em Macaé.