skip to content

Primeiro complexo híbrido de energia da Equinor inicia operação

(UTC)
Foto: Rio Energy

Equinor dá um novo passo nos negócios de energia com o anúncio de seu primeiro complexo híbrido de energia que combina geração solar e eólica.

A Equinor e sua subsidiária brasileira Rio Energy iniciaram produção comercial de energia no complexo Serra da Babilônia Solar, no estado da Bahia. Estrategicamente localizado junto ao já existente complexo eólico Serra da Babilônia, trata-se do primeiro ativo híbrido no portfólio de energia da Equinor e um dos pioneiros no Brasil, com 140 MW de capacidade solar e 223 MW de capacidade eólica.

Helge Haugane
Helge Haugane, vice-presidente executivo da área de Power da Equinor
Foto: Arne Reidar Mortensen/©Equinor

“Projetos híbridos que integram de forma eficiente as tecnologias solar e eólica contribuem para um fornecimento de energia estável e confiável, ao mesmo tempo em que aumentam a criação de valor, em linha com a estratégia da Equinor. Esses projetos, assim como a integração de tecnologias, serão fundamentais para o desenvolvimento de um negócio de energia competitivo”, afirma Helge Haugane, vice-presidente executivo da área de Power da Equinor.

Projetos híbridos aproveitam a natureza complementar dos recursos solares e eólicos, que geram energia em diferentes momentos do dia e em diferentes estações. Isso ajuda a reduzir a intermitência associada à geração de energia renovável e melhora a estabilidade da rede.

Além disso, Serra da Babilônia Solar aproveita sinergias do complexo eólico em operação ao compartilhar a infraestrutura já existente no local e ao alcançar eficiência durante a fase de operação e manutenção. Isso resulta em economias de custo significativas para o complexo híbrido em comparação com um ativo solar isolado.

Foto: Rio Energy

A produção anual acumulada de Serra da Babilônia Solar está estimada em 236 GWh de energia por ano, o equivalente ao consumo de 143 mil residências brasileiras. A energia produzida será comercializada no mercado de energia brasileiro pela Danske Commodities, empresa de trading de energia da Equinor.

Veronica Coelho
Veronica Coelho, presidente da Equinor no Brasil
Foto: Aline Massuca/©Equinor

“O Brasil é uma área-chave para o crescimento de longo prazo da Equinor. Com base em um sólido portfólio de petróleo e gás natural, incluindo Raia, que vai fornecer cerca de 15% da demanda total de gás do Brasil, estamosavançando rumo a uma oferta de energia mais integrada e diversificada no país. Com Serra da Babilônia Solar em operação, temos agora cerca de 600 MW de capacidade solar e eólica em produção, que podemos otimizar ainda mais por meio da nossa empresa de comercialização Danske Commodities, sediada em São Paulo”, afirma Veronica Coelho, presidente da Equinor no Brasil.

Serra da Babilônia é o primeiro projeto entregue pela Rio Energy como subsidiária integral da Equinor. Adquirida em 2023 com um portfólio eólico onshore de 223 MW em operação e um pipeline de projetos, a Rio Energy é a plataforma da Equinor para crescimento na geração de energia onshore no Brasil, trazendo mais de dez anos de experiência no mercado brasileiro.

“Este é nosso primeiro projeto solar e estou orgulhoso do que conquistamos junto com a Equinor. Serra da Babilônia Solar foi entregue antes do prazo e abaixo do orçamento, provando como ambas as empresas podem trabalhar de forma eficiente juntas”, afirma Roberto Colindres, CEO da Rio Energy.

Últimas notícias