O objetivo do PCS é criar um canal de diálogo com a sociedade e informar sobre as atividades da Equinor e os projetos ligados ao licenciamento ambiental.
Nossos canais oficiais de contato com a comunidade são:
Telefone - 0800 - 729-0079
Email - contato@statoil.com
A Equinor iniciou no dia 8 de abril de 2011 a sua produção petrolífera no Campo de Peregrino, Bacia de Campos, cujo volume de produção levou a Statoil a ser a segunda maior produtora de petróleo e gás do país.
Projeto de Educação Ambiental (PEA)
O objetivo deste projeto é fortalecer a organização comunitária através das mulheres inseridas na cadeia produtiva da pesca artesanal em nove comunidades de São João da Barra e São Francisco de Itabapoana.
O PEA é realizado pela Equinor desde 2011 e chama-se FOCO – Fortalecimento da Organização Comunitária. Essas mulheres, muitas já denominadas educadoras populares, discutem e atuam em assuntos relacionados às suas fragilidades locais, como saúde pública e cidadania.
Projeto de Educação Ambiental dos Trabalhadores (PEAT)
Proporcionar a todos os trabalhadores a possibilidade de adquirir conhecimentos, atitudes, interesse e habilidades necessárias à preservação do meio ambiente.
Plano de Emergência Individual (PEI)
A Equinor possui um PEI onde são definidas a organização, os procedimentos e os recursos para controle e combate a derramamentos de óleo no mar.
Cenários de acidentes previstos no plano:
Tanques, equipamentos de processo e outros reservatórios de óleo (petróleo bruto, óleo diesel marítimo, óleo lubrificante, óleo usado e óleo hidráulico), operações de transferência de óleo diesel marítimo, óleo lubrificante, óleo usado ou óleo hidráulico das embarcações de apoio para as unidades, pperações de transferência de petróleo bruto pelas linhas de produção até o FPSO, injeção de água oleosa pelas linhas de injeção do FPSO para os poços e operações de transferência de petróleo bruto do FPSO para o navio aliviador.
Projeto de Controle da Poluição (PCP)
O objetivo é estabelecer os procedimentos para um gerenciamento adequado dos resíduos e efluentes gerados, de modo a evitar qualquer prejuízo ao meio ambiente.
Projeto de Monitoramento Ambiental (PMA)
O objetivo é monitorar o uso e o descarte dos fluidos de perfuração utilizados e cascalhos gerados na perfuração, a qualidade do sedimento, a qualidade da água do mar quando houver descarte de água de produção e a qualidade da água de produção. Além disso, caracteriza o óleo produzido e reporta todas as observações de alterações ambientais decorrentes da atividade, em relação à biota no entorno dos poços, bem como os parâmetros oceanográficos e meteorológicos.
Projeto de Monitoramento de Praias (PMP)
O PMP tem como objetivo principal identificar e registrar impactos ambientais das atividades humanas, com frequência diária, com ênfase naquelas de Exploração e Produção de hidrocarbonetos, que se manifestam na biota marinha e nos ecossistemas costeiros. Os principais grupos-alvo a serem abordados no âmbito do PMP são os peixes, tartarugas, mamíferos e aves marinhas.
Plano de Manejo de Alves (PMAVE)
O Plano de Manejo de Aves é uma importante ferramenta utilizada na orientação das ações de resposta em caso de ocorrência de aves silvestres ou domésticas nas unidades marítimas (Plataforma Peregrino A Plataforma Peregrino B e FPSO Peregrino).