"Ir para o conteúdo principal"

Energias renováveis para um futuro mais sustentável.

Moldando o futuro da energia.

Acreditamos que a energia deve ser segura, sustentável e competitiva. Estamos evoluindo de uma grande empresa com foco em petróleo e gás para uma empresa mais ampla de energia, através de um crescente portfólio de fontes renováveis.

A sustentabilidade é fundamental para a estratégia da Equinor. Desenvolvemos nossos negócios de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e o Acordo Climático de Paris. Acreditamos que, para sermos competitivos no futuro, precisamos trabalhar desde já para termos uma pegada de carbono cada vez menor.

Hoje, produzimos petróleo e gás com as menores emissões do setor, e fomos eleitos pela organização não-governamental CDP como a empresa que atua no ramo de petróleo mais preparada para um futuro de baixo carbono. Nossa meta global é termos de 15% a 20% de nossos investimentos em fontes renováveis e de baixo carbono até 2030.

equinor-icon-wind-farm-red.svg
0 expectativa de capacidade de produção de energias renováveis até 2026
equinor-icon-carboncapture.svg
0 de toneladas de CO2 já capturadas e armazenadas
equinor-icon-data-red.svg
0 do investimento em P&D são para projetos de baixo carbono e eficiência energética
Edit_Renovaveis_FuturoHoje.jpg

O futuro da energia começa hoje.

Além das suas atividades nas áreas de petróleo e gás natural, a Equinor está investindo cada vez mais em energias renováveis, buscando um melhor equilíbrio do seu portfólio. 

Ao longo dos últimos anos também já começamos o desenvolvimento do nosso portfólio de renováveis no Brasil. 

O Complexo Apodi é a primeira usina solar do portfólio global da Equinor e está localizado no estado do Ceará, provendo energia para quase 200 mil famílias brasileiras.  

Em 2020, adquirimos uma participação na brasileira Micropower, que atua em sistemas de armazenamento de baterias e que vemos como parte importante do desenvolvimento de tecnoogias necessárias para acelaração do processo de transição energética. 

No campo de Peregrino estamos substituindo nosso combustível secundário por gás natural. Isso reduzirá nossas emissões de CO2 em 25%, ou seja, o equivalente às emissões de 30 mil carros por ano. 

Nas licenças operadas por parceiros, compartilhamos nossa competência com as operadoras e também aprendemos com a experiência delas para atingir nossas metas climáticas e criar valor compartilhado, buscando a eficiência energética que apoiará a redução de CO2.

REDUX Credit-Einar_Aslaksen-Copyright-EINAR_ASLAKSENEquinor-Equinor_-_EA_-_Brazil_-_25002018.jpg-2288351 (3).jpg

Energia solar

Previsāo de céu claro, sol forte e energia abundante

Renovaveis_Eolica_Credit_-_Alan_O_Neill_-_Charles_Hodge_Photography,_Lowestoft,_01502_500272,_www.chpv.co.uk_Statoil_-_Sheringham_Shoal_-_1210098.jpg

Energia eólica

Os bons ventos sopram ao nosso favor.

REDUX Credit-Frode_Vestad___Woldcam-Copyright-EquinorEquinor-IMG_1477.jpg-2060867 (3).jpg

Solução em carbono

Porque o futuro depende de todos. Inclusive da gente.

Energia solar

Previsão de céu claro, sol forte e energia abundante.

Melhores tecnologias e custos mais baixos transformaram a energia solar em uma fonte energética cada vez mais atraente, competindo com fontes tradicionais em mercados importantes.  

A Equinor decidiu entrar no mercado de energia solar, começando pelo Brasil.  

O complexo Apodi, inaugurado em novembro de 2018, é a primeira iniciativa da Equinor em energia solar, e está localizado em Quixeré, no Ceará. Um complexo gigantesco com 500 mil painéis solares, que ocupam um espaço equivalente a 300 campos de futebol e capacidade instalada de 162MW. 

Apodi é operado pela nossa parceria norueguesa  Scatec Solar, e também conta com sócios brasileiros do consórcio ApodiPar. A Equinor também fechou um acordo de cooperação exclusiva com a Scatec Solar para continuar desenvolvendo outros projetos solares no Brasil nos próximos anos.  

O Complexo Apodi é uma demonstração de como a energia solar pode oferecer à  Equinor oportunidades de crescimento lucrativas e em escala. A energia limpa produzida pela planta equivale a uma redução de  CO2  de aproximadamente 200 mil toneladas por ano.  

Energia eólica offshore

Os ventos sopram a nosso favor.

O mar sempre foi a nossa segunda casa, então nada mais natural do que utilizá-lo em nossos projetos eólicos offshore.  

Utilizando nossa experiência offshore na instalação de usinas eólicas de grande porte desenvolvemos uma tecnologia própria de plataforma flutuante que permita a captação da energia eólica em áreas de águas profundas.  

Foi assim que em 2017 começamos a produção de energia eólica em nosso primeiro parque eólico flutuante, o que tornou a Equinor, referência mundial no segmento e na vanguarda deste desenvolvimento. 

Atualmente, a energia fornecida em nossos parques eólicos, fornecem energia para milhares de lares na Europa. 

E este é o exemplo que queremos seguir para o Brasil. Com sua vasta costa, o país possui um grande potencial para instalação de fazendas eólicas offshore com grande capacidade de produção.  

Solução em carbono

Porque o futuro depende de todos. Inclusive da gente. 

Ações cotidianas e essenciais como tomar banho, cozinhar e deslocar-se para o trabalho representam, ao final de um ano, 1,6 tonelada de CO2 liberados na atmosfera, por uma única pessoa. Nossa operação ainda não está livre da liberação de carbono, mas estamos trabalhando para reduzir seu impacto no meio ambiente.  

Desde 1990 estudando e desenvolvendo o processo, a Equinor é pioneira na captura e armazenamento de carbono (CCS). Atualmente a principal tecnologia de  descarbonização de combustíveis fósseis é uma importante medida de longo prazo para reduzir as emissões de CO2  globalmente.  

Nós operamos alguns dos maiores projetos em todo do mundo, capturando e armazenando mais de 23 milhões de toneladas de CO2 até hoje em dois campos na Noruega. Em nossa pesquisa, pretendemos contribuir para o desenvolvimento de projetos de captura e armazenamento de carbono em escala comercial.  

Illustration of CCS, wind turbine, oil and gas platform

Nossas ambiçōes climáticas

Cada um fazendo uma parte. O meio ambiente agradece.

Como podemos enfrentar o duplo desafio de fornecer a uma população crescente a energia de que ela precisa e, ao mesmo tempo, reduzir as emissões para mitigar os impactos das mudanças climáticas?  

Como uma ampla empresa de energia, a Equinor tem um papel importante a desempenhar na transição energética. Estamos trabalhando em nosso portfólio internacional para reduzir a intensidade de nossas emissões à medida que crescemos para atender às demandas de energia de amanhã. 

Até 2030, pretendemos reduzir a intensidade de carbono de nosso portfólio internacional em 50%, enquanto aumentamos a produção operada em 300%. 

Também estamos colaborando com nossos parceiros, governos e outras partes interessadas para identificar oportunidades de redução de emissões, facilitar a inovação tecnológica e apoiar estruturas de políticas que nos ajudarão a criar um futuro energético mais sustentável.