Skip to Content

Energias renováveis

Energias renováveis para um futuro mais sustentável

Nossa ambição é nos tornarmos uma empresa com emissões líquidas zero até 2050. Até 2030, temos o objetivo de reduzir as emissões líquidas de gases de efeito estufa em todo o grupo em 50%, com a meta de que 90% disso seja entregue como reduções absolutas. Nossa estratégia é transformar e posicionar a Equinor para liderar a transição energética. Esperamos que mais de 50% de nossos investimentos brutos em 2030 sejam direcionados para energias renováveis e soluções de baixo carbono.

Nosso objetivo é acelerar o crescimento em energias renováveis, sendo uma das principais empresas em eólica offshore globalmente e assumindo posições onshore em mercados selecionados.

O Brasil é muito rico em recursos naturais. O país tem grande potencial tanto em óleo e gás quanto em energias renováveis, especialmente em energia eólica e solar. O amplo potencial dos recursos energéticos faz do Brasil uma das áreas-chave da empresa nesse sentido e um dos países onde a Equinor tem buscado ativamente oportunidades em energia renovável.

O futuro da energia começa hoje

Além de nossas atividades nas áreas de petróleo e gás natural, estamos investindo cada vez mais em energias renováveis, em linha com nosso plano de transição energética.

O Brasil é um país muito rico em recursos naturais, com grande potencial não só em óleo e gás, mas também em energias renováveis, especialmente solar e eólica.

Energia solar

Previsão de céu claro, sol forte e energia abundante

Nossa primeira iniciativa globalmente no mercado de energia solar foi no Brasil: o Complexo Apodi (162 MW) é a primeira usina solar do portfólio global da Equinor e está localizado no estado do Ceará, operado pela Scatec e gerando energia desde 2018 capaz de abastecer cerca de 200 mil famílias brasileiras.

Também iniciamos, em 2022, em conjunto com nossos parceiros Scatec e Hydro Rein, a construção do nosso segundo projeto em energia solar no Brasil: Mendubim (531MW), no Rio Grande do Norte.

Além disso, a Equinor Ventures tem aproximadamente 10% de participação acionária na Micropower, uma start-up sediada em São Paulo que origina, desenvolve, financia e opera soluções de armazenamento solar e de bateria para clientes comerciais e industriais no Brasil.

Energia eólica offshore

Os ventos sopram a nosso favor

Utilizando nossa experiência offshore na instalação de usinas eólicas de grande porte desenvolvemos uma tecnologia própria de plataforma flutuante que permite a captação da energia eólica em áreas de águas profundas.

Foi assim que, em 2017, começamos a produção de energia eólica em nosso primeiro parque eólico flutuante, o que tornou a Equinor, referência mundial no segmento e na vanguarda deste desenvolvimento.

Atualmente, a energia fornecida pelos nossos parques eólicos abastece milhares de lares na Europa.

E esse é o exemplo que queremos seguir para o Brasil. Com uma vasta disponibilidade e regularidade dos ventos ao longo da costa, o país possui um grande potencial para instalação de usinas eólicas offshore.

Nós submetemos para avaliação do IBAMA seis potenciais projetos para geração de energia eólica offshore na costa brasileira, com capacidade total de 14,5 GW.

Solução em carbono

Porque o futuro depende de todos. Inclusive da gente.


Desde 1990 estudando e desenvolvendo o processo, a Equinor é pioneira na captura e armazenamento de carbono (CCS). Atualmente a principal tecnologia de descarbonização de combustíveis fósseis é uma importante medida de longo prazo para reduzir as emissões de CO2 globalmente

Nós operamos alguns dos maiores projetos em todo do mundo, capturando e armazenando mais de 23 milhões de toneladas de CO2 até hoje em dois campos na Noruega. Em nossa pesquisa, pretendemos contribuir para o desenvolvimento de projetos de captura e armazenamento de carbono em escala comercial.

Nossas ambiçōes climáticas

Cada um fazendo uma parte. O meio ambiente agradece.

Como podemos enfrentar o duplo desafio de fornecer a uma população crescente a energia de que ela precisa e, ao mesmo tempo, reduzir as emissões para mitigar os impactos das mudanças climáticas?

Equinor climate ambitions (em inglês)