"Ir para o conteúdo principal"

Iniciativas que visam criar valor local duradouro para a sociedade

 Aumentar o acesso dos brasileiros a iniciativas e locais culturais está alinhado com nosso objetivo e visa criar valor local para o país, apoiando um pilar fundamental para o progresso e desenvolvimento da sociedade. 

Acreditamos que através da educação e da cultura criamos valor local duradouro, e ajudamos a desenvolver uma sociedade melhor capacitada para as próximas gerações. 

Com base nos pilares de STEM, cultura e esportes, a Equinor definiu suas linhas de investimento em patrocínio. 

EDIT_mar-museu-de-arte-do-rio.jpg

Iniciativas culturais

Apoiar a cultura é apoiar a inclusāo

Através da cultura, ampliamos nossa visāo, exploramos nossa imaginaçāo, expandimos nosso conhecimento. Explorando tāo diferentes universos, seja nas artes, no folclore, teratro ou música, partilhamos momentos únicos e inclusivos. 

No Brasil, temos uma cultura extraordinária, e nos sentimos privilegiados em apoiar iniciativas que vāo além da admiraçāo de exposiçōes e que trazem grande valor à sociedade.

Museu de Arte do Rio (MAR)

A história como base da cultura moderna

O MAR conduz uma leitura transversal da história da cidade, seu tecido social, sua vida simbólica, conflitos, contradições, desafios e expectativas. Suas exposições reúnem dimensões da arte histórica e contemporânea por meio de exposições nacionais e internacionais de longo e curto prazo.  

O MAR também serve como um espaço proativo de apoio à educação e trabalha em parceria com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e outras secretarias de Educação. A Escola do Olhar desenvolve um programa acadêmico, construído em colaboração com universidades, para discutir arte, cultura da imagem, educação e práticas curatoriais. 

Em colaboração às comunidades do entorno, o museu criou o projeto Vizinhos do MAR promovendo promove ações de integração, rodas de conversa e ações de apoio sendo um importante canal de atuação solidária em épocas como da pandemia da Covid-19. 

Galpāo Aplauso

Quando a arte muda perspectivas de vida

O Galpão Aplauso é uma instituição com mais de 20 anos de experiência na profissionalização de jovens em situação de vulnerabilidade social em cinco principais habilidades da arte: artes plásticas, circo, dança, música e teatro.  

O patrocínio do Galpão Aplauso busca oferecer oportunidades para novas perspectivas pessoais e consolidação da cidadania que começa pelo contato com as artes. O monitoramento dos resultados do projeto mostrou que 78% dos participantes voltaram a estudar novamente.  

O projeto atende aos parâmetros de gênero e diversidade étnica, com 60% de participantes do sexo feminino e 80% de afro-descendentes. 

De acordo com os parceiros empregadores, próximo a 100% dos ex-alunos são mais qualificados em critérios humanísticos que outros funcionários considerando a mesma categoria profissional, prova disso é a comprovada através de promoções por mérito em curto prazo que ocorre após sua formação. 

O projeto também está preparado para receber crianças com deficiência. 

NoQueAcreditamos_Esporte.JPG

Iniciativas esportivas

Porque é possível ir além se você insistir

Através do esporte tiramos grandes lições e aprendizados. Treino, persistência, resiliência, dedicação. Trabalho em equipe, disciplina, técnica, paciência, compreensão. Características que são necessárias além das quadras, das raias, das pistas. Mas também na vida.

Nós, brasileiros, temos uma longa história de uso do esporte para superar grandes desafios sociais. Muitas crianças sem privilégios encontraram no esporte o caminho para superar a desigualdade social em busca de melhores oportunidades. Nós apoiamos esta causa

Goalball

Superar as dificuldades. Transpor os obstáculos.

Ter autonomia.

Este projeto permitiu a criação de escolas para crianças iniciarem no Goalball, esporte paralímpico na quadra de Cruyff Urece em Nova Iguaçu - RJ. Criado por e para pessoas com deficiência visual, o objetivo deste projeto é proporcionar práticas educacionais de qualidade, especificamente o Goalball para jovens em situação de risco social na cidade do Rio de Janeiro. 

Com uma metodologia que evita seletividade e hiper competitividade, o projeto contribui para o desenvolvimento integral do indivíduo, impactando 120 alunos direta e indiretamente. Os participantes do projeto se beneficiarão das melhorias sociais e atléticas proporcionadas pelas atividades esportivas. 

A partir de 2020, o projeto será estendido também para crianças com deficiência intelectual, utilizando o esporte como método de inclusão na sociedade.

Karanba

Quando o amor pela bola transpōe fronteiras

Fundado no Rio de Janeiro em 2006 pelo ex-atleta norueguês Tommy Nilsen, o Karanba nasceu com o objetivo de mudar vidas. E tem conseguido.

Anualmente, cerca de 300 crianças, jovens e adolescentes participam do projeto oferecido gratuitamente no balcão da escola. Através do estímulo à prática do futebol de campo, os participantes são estimulados a manter os estudos, recebem aulas de reforço e participam de campeonatos locais que já apontaram alguns talentos com a bola.

Em 2011 o Karanba abriu suas portas também para as meninas através do projeto Cinderella, e atualmente 35% de seus jovens são mulheres, tendo como prioridade uma oferta igualitária do esporte para ambos os gêneros.

 

Apoiamos a cultura e o esporte em diversas iniciativas. Para enviar sua proposta, contate:

Baluarte Cultural

Telefone: (21) 3553-0818