Skip to main content

Energias renováveis para um futuro da energia mais sustentável

Acreditamos que a energia deve ser segura, sustentável e competitiva. Além das suas atividades nas áreas de petróleo e gás natural, a Equinor está investindo cada vez mais em energias renováveis, buscando um melhor equilíbrio do seu portfolio.

A sustentabilidade é fundamental para a estratégia da Equinor. Desenvolvemos nossos negócios de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e o Acordo Climático de Paris. Acreditamos que, para sermos competitivos no futuro, precisamos trabalhar desde já para termos uma pegada de carbono cada vez menor.

A Equinor produz petróleo e gás com menores emissões do que qualquer outra empresa de petróleo do mundo. A empresa também foi eleita pela organização não-governamental CDP como a empresa que atua no ramo de petróleo mais preparada para um futuro de baixo carbono. Faz parte da estratégia da empresa olhar este futuro de baixo carbono como uma oportunidade, inclusive para novos negócios. É por isso que até 2030, a Equinor irá direcionar 15-20% dos seus investimentos para energias renováveis.

Capturando oportunidades de negócio em energias renováveis

À medida que a população mundial cresce, precisamos fornecer mais energia para aquecer e iluminar casas, abastecer o transporte e atender os mais diversos setores da economia, ao mesmo tempo que precisamos reduzir as emissões de gases de efeito estufa. E este desafio está criando novas oportunidades de negócios para nós.

A Equinor está ativamente buscando essas oportunidades, aproveitando-se das suas décadas de experiência em petróleo e gás. Já somos inovadores em energia eólica offshore e líderes mundiais em captura e armazenamento de carbono.

Nossa ambição é crescer de forma competitiva e expandir para outras fontes de energia renovável. Estamos trabalhando fortemente para desenvolver novas soluções confiáveis de energia que sejam limpas e eficientes em termos de custo.

equinor-icon-data-red.svg
0 crescimento do mercado/ano

A demanda por energias renováveis deve crescer rapidamente até 2040

equinor-icon-house-energy-red.svg
0 de casas abastecidas por energia eólica

Possuímos 4 parques eólicos em funcionamento, que abastecem milhares de famílias na Europa.

equinor-icon-wind-turbine-red.svg
0 de redução de custo

Já conseguimos reduzir drasticamente os custos em comparação com outros projetos offshore desde 2012

Energia Solar

equinor-02-teaser-brazil-image.jpg

O primeiro projeto solar da Equinor é no Brasil e já em operação.

Energia Eólica Offshore

credit-ole-jorgen-bratland-statoil-dudgeon-offshore-wind-1528689.jpg

Somos reconhecidos mundialmente pelas nossas usinas eólicas no Mar do Norte.

CCS

equinor-01-teaser-brazil-image.jpg

Somos pioneiros em projetos de captura de carbono.

Solar – energia limpa a custos competitivos

Gás natural, petróleo, sol e vento em uma única palavra?

Equinor.

Melhores tecnologias e custos mais baixos transformaram a energia solar em uma fonte de energia cada vez mais atraente, competindo com fontes tradicionais de energia em mercados importantes. Em outubro de 2017, a Equinor decidiu entrar no mercado de energia solar, começando pelo Brasil.

Desde novembro de 2018, geramos 162MW de energia a partir de nossa usina Apodi Solar, um complexo gigantesco com 500 mil painéis solares ocupando aproximadamente o espaço de 300 campos de futebol. A energia gerada é suficiente para abastecer 170 mil famílias brasileiras.

O complexo Apodi Solar, localizado em Quixeré (CE), é operado pela nossa parceria norueguesa Scatec Solar, e também conta com sócios brasileiros do consórcio ApodiPar. A Equinor também fechou um acordo de cooperação exclusiva com a Scatec Solar para continuar desenvolvendo outros projetos solares no Brasil nos próximos anos.

O Complexo Apodi é o primeiro passo da Equinor na indústria solar e é uma demonstração de como a energia solar pode oferecer à Equinor oportunidades de crescimento lucrativas e em escala. A energia limpa produzida pela planta equivale a uma redução de CO2 de aproximadamente 200 mil toneladas por ano.

Notícias relacionadas:

Energia eólica offshore – um caminho natural a seguir

Quer saber quem é pioneira em energia eólica em alto-mar?

A gente sopra.

Energia eólica em alto-mar sempre foi um movimento natural para nós. Estamos ativamente envolvidos em projetos eólicos offshore há mais de dez anos aproveitando nossas décadas de experiência offshore e combinando tecnologias conhecidas em novas formas para tornar a energia eólica possível em várias partes do mundo.

Atualmente, operamos três parques eólicos no Mar do Norte e estamos desenvolvendo projetos de larga escala na Europa e Estados Unidos. Em 2019, os projetos da empresa já estavam abastecendo 1 milhão de residências na Europa. Até o momento, investimos cerca de US$ 2,3 bilhões nessa área, utilizando nossa experiência offshore para desenvolver usinas eólicas de grande escala e desenvolvendo tecnologia própria de plataforma flutuante que permita a energia eólica em áreas de águas profundas.

Com a energia eólica offshore para águas particularmente profundas, a Equinor é inovadora. O Hywind Park, na costa da Escócia, é o primeiro parque eólico flutuante do mundo e está na vanguarda desse desenvolvimento.

O Brasil ainda não tem parques eólicos offshore da Equinor, mas a intenção da empresa é estudar projetos juntamente com a Petrobras. Por conta disso, as empresas assinaram um acordo de cooperação em 2018 para aprofundarem as avaliações do potencial do País e da regulamentação vigente.

Notícias relacionadas:

Nosso portfolio de projetos eólicos

SHERINGHAM SHOAL
(Reino Unido)

Início da produção em 2011

Photo of Hywind - Sheringham Shoal

O primeiro grande investimento de energia eólica offshore da Equinor na costa inglesa, em operação por mais de cinco anos. 88 turbinas com uma produção total de 317 MW fornecem energia limpa a cerca de 220.000 residências. A Equinor atualmente possui 40% de participação do parque eólico.

HYWIND
(Escócia)

Início da produção em 2017

statoil-hywind-scotland-1461843.jpg

O primeiro parque eólico offshore flutuante do mundo. O projeto piloto será complementado com uma solução de armazenamento de bateria em terra. O parque eólico fornece energia para 20.000 lares na Escócia.

ARKONA
(Alemanha)

Início da produção em 2019

Illustration of the Amrumbank West Wind Farm

A Equinor detém uma participação de 50% no parque eólico de Arkona, no Mar Báltico. O parque ao largo da costa de Rügen tem uma capacidade de 385 MW e irá abastecer cerca de 400.000 residências alemãs com energia renovável. São 60 turbinas com total de 385 MW de capacidade instalada. O parque já está produzindo energia e até o final do ano todas as 60 turbinas estarão em funcionamento.

DUDGEON
(Reino Unido)

Início da produção em 2017

Photo of beautiful nature scenery from the Sheringham area

Um grande parque eólico offshore ao largo da costa do Reino Unido. Energia limpa suficiente para cerca de 410.000 lares britânicos. São 67 turbinas de 170 metros de altura com capacidade total de 402MW.

DOGGER BANK
(Reino Unido)

Licenciado

close up photo of windmill

É a maior área contígua para parques eólicos offshore do mundo. Dogger Bank consiste de quatro projetos em desenvolvimento, com capacidade de geração de até 4.800MW. Os parques eólicos operados aqui têm o potencial de abastecer quase cinco milhões de lares britânicos com energia.

EMPIRE WIND (USA)

Início da produção previsto para 2025

Image of wind turbine

Empire Wind é um parque eólico offshore em Long Island, Nova York. O projeto está na fase de planejamento e será capaz de fornecer aproximadamente um milhão de residências com eletricidade após a conclusão.

Carbon Capture and Storage (CCS)

Há muito tempo, a Equinor é pioneira na captura e armazenamento de carbono (CCS), atualmente a principal tecnologia de descarbonização de combustíveis fósseis. Nós operamos alguns dos maiores projetos em todo o mundo, capturando e armazenando mais de 20 milhões de toneladas de CO2 até hoje em dois campos na Noruega. Em nossa pesquisa, pretendemos contribuir para o desenvolvimento de projetos de CCS em escala comercial.

Para saber mais sobre o assunto, clique aqui.