Caso tenha alguma dúvida adicional
entre em contato pelo e-mail bridge@equinor.com
Criar conexões com startups, pequenas e médias empresas que possam solucionar desafios existentes no dia a dia das operações da companhia é o objetivo do Bridge.
Temos o propósito de desenvolver soluções que possam ser implementadas em um curto espaço de tempo, trazendo resultados rápidos, criando uma cadeia de suprimentos local sustentável, adicionando valor de acordo com os três pilares da companhia:
Com etapas processuais internas diferenciadas, que tornam os trâmites de contratação mais ágeis e eficientes, reduzimos possíveis barreiras burocráticas no relacionamento entre negócios inovadores e grandes empresas.
Dessa forma, nossa iniciativa promove o protagonismo dos fornecedores no mercado brasileiro. Ao se inscreverem no Bridge, startups e empresas apresentam suas soluções às nossas áreas de negócio e as selecionadas como potenciais fornecedoras também ganham a oportunidade de compartilhar aprendizados e testar suas soluções em nossas operações. Juntos, vamos atingir nossos quatro objetivos da inovação aberta:
Quer fazer parte do programa? Saiba mais sobre os nossos desafios abaixo e se inscreva!
Todo passageiro que voa de helicóptero para uma unidade em alto mar deve listar todos os seus dispositivos eletrônicos pessoais e medicamentos levados para a unidade. Hoje, esse procedimento de listagem é realizado por meio de um formulário físico em papel e a Equinor pretende tornar este processo digital e mais automatizado.
Formulário Inscrição | Programa Bridge | Segunda Onda (airtable.com)
Ter visibilidade das operações de perfuração, modificação e manutenção realizadas em campo para gerenciar a demanda logística de materiais/navios não é simples. O desafio aqui é planejar a rota dos materiais e das embarcações no campo de forma mais eficiente, incluindo uma visão geral sobre o consumo de combustível das embarcações.
Formulário Inscrição | Programa Bridge | Segunda Onda (airtable.com)
É necessário fazer, periodicamente, a limpeza dos tanques de carga. Atualmente, essa limpeza é feita manualmente por uma equipa especializada. Os tanques ficam dentro de uma embarcação e a limpeza é feita em alto mar. Devido à alta viscosidade do óleo produzido nos tanques e aos riscos de trabalhar em espaços confinados, buscamos uma solução mecanizada para reduzir os riscos no processo de limpeza.
Formulário Inscrição | Programa Bridge | Segunda Onda (airtable.com)
Usar tecnologias (como inteligência artificial) para reconhecer padrões de notificações do SAP visando normalizar o MTBF (Tempo Entre as Falhas). O objetivo desse desafio é sugerir políticas de manutenção preventiva como frequência de chamadas, substituição e revisão geral, reduzindo as avarias no maquinário, gerando menos interrupções na operação e diminuindo os custos de manutenção.
Formulário Inscrição | Programa Bridge | Segunda Onda (airtable.com)
Desenvolvimento de uma ferramenta para auxiliar na gestão das atividades de inspeção/reparo com foco na integridade da estrutura do casco do navio FPSO (Unidade Flutuante de Produção, Armazenamento e Transferência) Peregrino. A ferramenta deverá ser visual, com desenhos das estruturas e piping, acessórios (outfitting, serpentinas de aquecimento, tubos de sondagem, etc.) dos tanques de carga e de lastro, bem como espaços vazios e tanques de utilidades gerais, costado e convés externo. A ferramenta será utilizada para marcar anomalias, regiões críticas, reparos executados, reparos temporários e indicar monitoramento de proteção estrutural.
Formulário Inscrição | Programa Bridge | Segunda Onda (airtable.com)
35 desafios internos propostos pelos times Equinor
69% dos pilotos desenhados aprovados
71% de contratos fechados pós-piloto
132 colaboradores participaram das apresentações de resultados dos projetos
Saiba mais sobre os desafios e soluções de alguns cases de sucesso:
É possível encontrar uma solução digital para a contagem de estoques? Em conjunto com a tecnologia Ledcorp foi possível comprovar que sim! O piloto atingiu resultados extraordinários usando uma solução com tecnologia Radio Frequency Identification - RFID.
O grande diferencial foi a possibilidade de realizar o inventário em dispositivos eletrônicos sem a necessidade de conectividade e com a validação e detecção de divergências imediata.
O uso dessa tecnologia possibilitou a redução do tempo de inventário em até 90% em relação ao processo manual, praticamente eliminando a necessidade de recontagem e mantendo a confiabilidade com esforço sensivelmente menor.
É possível reduzir o tempo gasto monitorando licenças ambientais e minimizar riscos às operações? A implantação do software OneGreen possibilitou a centralização do gerenciamento de licenças, condicionantes ambientais e respectivas evidências, de forma prática e confiável. Além disso, trouxe aumento de eficiência no monitoramento dos prazos estabelecidos, o que criou uma disponibilidade de tempo maior da equipe para análises mais estratégicas para a organização.
Como detectar vazamento de vapor e reduzir as emissões de CO2? A equipe da OTE trabalhou com a Immer Messen, parceira da UTFPR, para testar uma solução usando sensoriamento distribuído com cabo de fibra óptica e Data Analytics.
A partir da análise dos dados obtidos, foi possível detectar previamente e medir potenciais vazamentos. Os testes ainda mostraram a capacidade de verificação de forma precisa e em tempo real, incluindo a diferenciação entre vazamentos e mudanças de fluxo.
A tecnologia pode reduzir as horas homem trabalhadas em inspeções EX? A Confirm8 propôs a utilização do seu app em iPads EX durante as inspeções. O app foi configurado de acordo com a norma e passou a conter todas as instruções de trabalho.
A tecnologia trouxe um grande aumento de eficiência, pois possibilitou realizar fotografias da inspeção, coletar dados offline, reforçar a segurança dos dados por meio do recurso validação verdadeira, além de levantar o histórico do equipamento.
O sistema também aponta não conformidades e emite o certificado EX automaticamente e de forma completa. Esse documento contém assinaturas, apontamentos e fotos da inspeção devidamente ajustadas e tabuladas, gerando, a partir daí, indicadores inteligentes e planos de ações conforme criticidade.
O piloto teve como resultado a otimização de horas homem em 500%, garantindo conformidade e aumentando muito a segurança do processo das inspeções.
Como podemos educar, padronizar e criar sustentabilidade para o processo de gestão de contratos? No piloto realizado em parceria com o Netlex foi possível evoluir para uma maior padronização e simplificação do processo de gestão de contratos. Os usuários passaram a ter acesso a informações que auxiliam na tomada de decisões e a registrar os principais dados e atividades que devem ser monitorados nesse processo, com agilidade e eficiência.
Com a utilização da plataforma, os dados contratuais são organizados e estruturados. Isso permite o melhor acompanhamento, realização de auditorias e consultas de histórico.
E se um drone pudesse coletar imagens para detectar anomalias das plataformas? Com o objetivo de aumentar a segurança e eficiência na inspeção offshore, a solução da Vidya Technology combinou Drones, Inteligência Artificial, Fotogrametria, Digital Twin e Contextualização de Dados em sua plataforma.
Nesse ambiente virtual, o inspetor classifica a corrosão a partir das imagens pré-processadas pelas IA, o que gera automaticamente planos assertivos de pintura e integridade estrutural. A abordagem aumenta a segurança dos funcionários, pois pode reduzir em 55% o número total de pessoas a bordo e em 80% o de escaladores.
Além disso, os drones da Vidya otimizaram muito o tempo total do processo, correspondendo a apenas oito dias de execução.
Como um voo autônomo de drone pode impactar a forma de inspeção offshore? Esse experimento com a Pix Force usou da Inteligência Artificial (IA) aplicada à visão computacional. O objetivo foi testar a capacidade da rede neural para detectar e identificar a corrosão e quebra de tinta em plataforma offshore. Essas estruturas são tradicionalmente inspecionadas por operadores humanos, uma tarefa extremamente complexa em áreas externas e de difícil acesso.
O software desenvolvido pela startup alcançou resultados altamente satisfatórios e significativos para a operação. Por meio de voos autônomos de drone, que tiveram duração máxima de cinco minutos, foi possível acessar visualmente áreas que levam até dez dias para serem acessadas na inspeção manual.
Para se inscrever no Bridge, basta preencher o formulário de inscrição na página https://www.equinor.com.br/fornecedores/bridge dentro do período estipulado no regulamento do programa.
Sim! A startup/empresa pode se inscrever para quantos desafios possuir aderência.
Não, o programa é destinado a startups que já estejam em estágio de tração, com produto e modelo de negócio validados, além de pequenas e médias empresas.
Não. O Bridge é um programa de conexão com startups, pequenas e médias empresas, com o objetivo de solucionar desafios existentes no dia a dia das operações da companhia. A Equinor possui um programa de aceleração mundial, chamado Techstars. Caso tenha interesse, acesse o site https://www.techstars.com/ e entenda mais sobre a oportunidade!
OBS: A duração média dos pilotos é de três meses, porém, pode variar de acordo com o envolvimento de operações onshore ou offshore.
Os critérios de seleção para o programa são:
· Informações solicitadas: Verificação das informações fornecidas no formulário de inscrição, que estará disponível no endereço eletrônico (www.equinor.com.br/bridge).
· Estágio de maturidade: validação a respeito do estágio da startup/empresa de acordo com a norma.
· Alinhamento com o desafio selecionado: verificação da aderência da solução com o tema do desafio selecionado pela startup/empresa no momento da inscrição.
· Nível de impacto: avaliação do potencial de impacto que a solução terá para o desafio e para a Equinor.
· Nível de Risco: avaliação dos possíveis riscos que possam surgir ao testar a solução.
Não. A Equinor irá avaliar a atratividade de cada oportunidade e priorizar conforme a aderência ao desafio, a disponibilidade de recursos e potencial de impacto das soluções propostas.
Não. Embora o idioma oficial da Equinor seja inglês, apoiamos a inclusão e diversidade.
A execução dos projetos do Bridge pode ser realizada em português. Porém, o domínio da língua inglesa será considerado como um diferencial para a startup/empresa.
Sim. Na imersão é definido um valor necessário para a execução do piloto e, após a sua aprovação, a startup/empresa receberá o valor acordado no contrato de piloto.
O formato do programa é prioritariamente remoto. Porém, se na fase de imersão for identificada a necessidade de execução de atividades presenciais, o tema deverá estar descrito no escopo de piloto com os devidos custos apontados.
Não. A Equinor entende todo o esforço dedicado para criação dessas tecnologias e por conta disso, no programa Bridge, não tem interesse na propriedade intelectual das soluções. As startups/empresas serão contratadas como prestadores de serviço da Equinor.
Não, no programa Brigde não há equity como contrapartida de participação.
entre em contato pelo e-mail bridge@equinor.com