Skip to content

Danske Commodities expande atividades de trading para o Brasil

(UTC)
(Foto: Ole Jørgen Bratland/ Equinor)

A Danske Commodities, empresa de trading da Equinor, anunciou hoje o início de suas atividades no mercado de energia brasileiro, com as primeiras negociações já realizadas. Mostrando seu compromisso como participante do mercado no Brasil, a Danske Commodities também investiu R$ 288 milhões no capital social de suas operações recém-estabelecidas no país.

Ao conduzir as primeiras negociações no mercado de energia brasileiro, a Danske Commodities atinge um marco importante para sua estratégia de expansão global, marcando também sua entrada no mercado sul-americano.

“Estamos orgulhosos de anunciar que a Danske Commodities está oficialmente no mercado de energia brasileiro. A partir de nosso novo escritório em São Paulo, desenvolveremos nossos negócios tendo como bases nossos 20 anos de experiência em trading no mercado europeu de energia”, disse Jesper Tronborg, Vice-Presidente e Head de Trading Global & Desenvolvimento de Mercados da Danske Commodities.

Com a concretização das primeiras operações de trading de energia no Brasil, a empresa está se preparando para contribuir com a abordagem de sua proprietária, Equinor, voltada para o mercado de energias renováveis no país.

A Equinor adquiriu a Danske Commodities em 2019 para fortalecer a habilidade de capturar valor do portfólio renovável da empresa. A Danske é uma subsidiária da Equinor que opera sob seu próprio nome e marca, ao mesmo tempo em que colabora cada vez mais em atividades comerciais e operacionais relevantes para a multinacional de energia. A empresa de trading ajudará a gerenciar o crescente portfólio de energias renováveis da Equinor, que inclui investimentos na planta solar de Apodi, com capacidade de 162 MW, e no projeto solar de Mendubim, com capacidade de 531 MW.

“A Equinor conduz seus negócios no Brasil por mais de duas décadas e nós vemos o país como uma área relevante para crescimento seguro e sustentável a longo prazo. Estamos trabalhando para diversificar nossa oferta de energia com um portfólio robusto de óleo e gás e um posicionamento atrativo em renováveis. A presença da Danske Commodities no Brasil exerce um papel importante em nossa estratégia e ambição de sermos uma companhia líder na transição energética”, declarou Veronica Coelho, presidente da Equinor no Brasil.

A Danske Commodities investiu R$ 288 milhões no capital social de suas operações no Brasil, além de ter o respaldo financeiro da Equinor, que possui uma classificação de crédito Aa2 da Moody’s.

“A robustez financeira é fundamental em um mercado bilateral como o Brasil. Ao fazer esse investimento inicial em capital social, demonstramos nosso compromisso como participante do mercado no Brasil, que é o maior mercado de energia da América do Sul, com uma demanda de 70 GW”, disse Tronborg, que concluiu:

“A Danske Commodities entra no mercado de energia elétrica brasileiro com a visão de longo prazo de ser uma contraparte robusta e o braço de negociação de energia elétrica da Equinor.”

A Danske Commodities está presente em 40 mercados de energia em toda a Europa, Austrália, Estados Unidos e, agora, no Brasil.