Skip to content

Equinor abre inscrições para segunda edição do Bridge

(UTC)

Startups, pequenas e médias empresas poderão inscrever soluções para desafios da companhia e até mesmo virarem fornecedores da empresa por meio do programa de inovação aberta da Equinor no Brasil

Rio de Janeiro, 09 de Março de 2023 - A Equinor abriu, nesta quinta-feira, as inscrições para a segunda onda do programa Bridge, primeira iniciativa de inovação aberta da empresa no país. O projeto tem como objetivo criar conexões com startups, pequenas e médias empresas para solucionar desafios existentes no dia a dia das operações da companhia. Nesta edição, cinco desafios estão abertos. Empresas interessadas podem se inscrever e obter mais informações até o dia 14 de abril por meio do site www.equinor.com.br/fornecedores/bridge.

“O Bridge é uma grande oportunidade para que empresas brasileiras de pequeno e médio porte iniciem uma relação com uma multinacional que conta com mais de duas décadas de atuação no Brasil e que vem desenvolvendo um portfólio robusto no país”, destaca Rafael Tristão, Diretor de Contratações e Suprimentos da Equinor Brasil.

Por meio do Bridge, as empresas selecionadas para desenvolverem suas soluções, em parceria com a Equinor, podem virar fornecedores da companhia, como aconteceu após a primeira edição da iniciativa: das oito empresas que desenvolveram soluções para desafios da empresa, cinco já possuem contratos de serviço, ou seja, são hoje fornecedoras da Equinor. O número pode ser ainda maior, uma vez que duas participantes seguem com suas inovações em fase de testes.

“Na Equinor, temos a visão de moldar o futuro da energia. Nessa jornada, a inovação é essencial. Por isso, o Bridge é encarado por nós como uma iniciativa com duplo papel: auxilia no desenvolvimento do mercado fornecedor brasileiro, ao mesmo tempo que incorporamos, em nossas operações, soluções inovadoras, agregando valor ao nosso negócio e à sociedade”, complementa Tristão.

“No Brasil, estamos sempre atentos à melhoria contínua de nossas operações e a inovação é uma grande aliada nesse sentido. Lançamos os desafios da segunda onda do Bridge acreditando que o ambiente de inovação brasileiro pode fazer a diferença para seguirmos com eficiência operacional alinhada aos nossos pilares estratégicos: sempre seguros, alto valor e baixo carbono”, afirma Raul Portella, VP de Operações da Equinor.

Conheça os desafios da segunda onda do programa Bridge

Autorização digital para transferência de passageiros – Todo passageiro que voa de helicóptero para uma unidade em alto mar deve listar todos os seus dispositivos eletrônicos pessoais e medicamentos trazidos para a unidade. Hoje, esse procedimento de listagem é realizado por meio de um formulário físico em papel e a Equinor pretende tornar este processo digital e mais automatizado.

Ferramenta de planejamento de campo – Ter visibilidade das operações de perfuração, modificação e manutenção realizadas em campo para gerenciar a demanda logística de materiais/navios não é simples. O desafio aqui é tornar o planejamento da rota dos materiais e das embarcações no campo mais eficiente, incluindo uma visão geral sobre o consumo de combustível das embarcações.

Limpeza de tanques automatizada – É necessário fazer, periodicamente, a limpeza dos tanques de carga. Atualmente, essa limpeza é feita manualmente por uma equipe especializada. Por meio deste desafio, a Equinor busca uma solução mecanizada para reduzir os riscos e tornar mais eficienteo processo de limpeza.

Manutenção preventiva – Utilizar tecnologias (como inteligência artificial) para reconhecer padrões de notificações do SAP visando normalizar o MTBF (Tempo Entre as Falhas). O objetivo deste desafio é sugerir políticas de manutenção preventiva, como frequência de chamadas, substituição e revisão geral, reduzindo avarias no maquinário, gerando menos interrupções na operação e diminuindo os custos de manutenção.

Gerenciamento de integridade estrutural – Desenvolvimento de uma ferramenta para auxiliar na gestão das atividades de inspeção/reparo com foco na integridade da estrutura do casco da Unidade Flutuante de Produção, Armazenamento e Transferência (FPSO) Peregrino. A ferramenta deverá ser visual, com desenhos das estruturas e piping, acessórios (outfitting, serpentinas de aquecimento, tubos de sondagem, etc.) dos tanques de carga e de lastro, bem como espaços vazios e tanques de utilidades gerais, costado e convés externo. A ferramenta será utilizada para marcar possíveis anomalias, regiões críticas, reparos executados, reparos temporários e indicar monitoramento de proteção estrutural.

Primeira edição

Na primeira edição do programa, em 2021, sete startups foram selecionadas, desenvolveram projetos em ativos da Equinor e apresentaram seus resultados em eventos com participação da liderança executiva da companhia: Confirm8, Pix Force, Netlex, Ledcorp, Immer Messen, One Green e Vidya. Para a companhia, aumentos de até cinco vezes na eficiência operacional de algumas iniciativas foram notadas com a implementação das soluções.

Confira, ao fim da página, a experiência de quem já participou do Bridge: www.equinor.com.br/fornecedores/bridge.

Sobre a Equinor

A Equinor é uma empresa global de energia sediada na Noruega. É uma das maiores operadoras offshore do mundo, com atuação crescente em energias renováveis. Atua no Brasil desde 2001 com portfólio diversificado e robusto, que inclui ativos em óleo e gás, como Peregrino e Bacalhau, além de ativos em energia solar: o Complexo Solar de Apodi, primeira planta solar do portfólio global da empresa e que está em operação desde 2018, no Ceará, e o projeto Mendubim, usina solar em construção no Rio Grande do Norte.