West Saturn vai perfurar o campo de Bacalhau no Brasil

27 de Abril de 2021 13:29 CEST

A Equinor Brasil Energia Ltda, em nome de seus parceiros no projeto Bacalhau, concedeu à Seadrill Management S PTE Ltd um contrato para perfuração no campo, sujeito à decisão final de investimento.

A duração do contrato é de quatro anos, com início de operação previsto para o primeiro trimestre de 2022. O objetivo é perfurar seis poços até o início da produção em 2024. O contrato também inclui quatro opções de extensão de um ano cada. O valor total do contrato inclui mobilização, atualizações e serviços integrados. 

O valor total do contrato, de 380 milhões de dólares, está condicionado a uma decisão final de investimento de Bacalhau, feita pelos parceiros.

Bacalhau é um projeto localizado na Bacia de Santos, no pré-sal brasileiro. O campo foi descoberto em 2012 e adquirido da Petrobras em 2016. É composto por duas licenças, BM-S-8 e Norte de Carcará.  

“Neste contrato, garantimos uma taxa fixa para o período inicial determinado, que inclui um elemento de desempenho que permite ao fornecedor aumentar seu lucro ao concluir operações seguras e eficientes. Também concordamos com os termos gerais das opções e acreditamos que este contrato dá ao projeto de Bacalhau bons incentivos para uma longa campanha de perfuração”, afirma Mette Halvorsen Ottøy,  chief procurement officer.  

O campo de Bacalhau tem profundidade de cerca de 2.000 metros e é o campo de alta pressão mais profundo do Equinor.  

“Sob este contrato, temos um navio-sonda de alta especificação, equipado com recursos como uma torre dupla de perfuração e controle automatizado de perfuração, e esperamos continuar esta colaboração com a Seadrill no Brasil, onde estamos familiarizados com o navio-sonda de operações anteriores”, diz Erik G. Kirkemo, SVP for Drilling and Well.  

“Daqui pra frente, esperamos que o navio-sonda seja operado de acordo com nossas melhores práticas e que isso produza resultados de segurança e eficiência que correspondem às nossas altas ambições”, disse Kirkemo.   

O West Saturn é um navio-sonda de sétima geração, adaptado para profundidades de água de até 3.600 metros. 

Parceiros em Bacalhau: Equinor 40% (operadora), ExxonMobil 40%, Petrogal Brasil 20% e Pré-sal Petróleo SA (PPSA, Órgão de Governo Não Investidor)  

 FATOS 

• Descoberta foi feita pela Petrobras em 2012 

• Equinor é operadora desde 2016 

• Bacalhau será o primeiro empreendimento no pré-sal a ser desenvolvido por um operador internacional 

• Localizado a uma distância de 185 km do litoral do município de Ilhabela, no estado de São Paulo, em profundidade de 2.050 metros 

• Capacidade de desenvolvimento da Fase 1 de 220.000 barris/dia 

• Produção do primeiro óleo planejada para 2024