Equinor investe em desenvolvedor de projeto de armazenamento de bateria que reduz emissões de carbono e custos para os clientes

27 de Abril de 2020 15:19 CEST | Last modified 27 de Abril de 2020 19:04 CEST

A Equinor Energy Ventures, grupo de capital de risco da empresa norueguesa de energia, garantiu uma participação minoritária na Micropower Comerc, pioneira no armazenamento de baterias como serviço no Brasil. A transação final foi concluída na última sexta-feira, dia 24 de abril, após a aprovação do CADE.

As soluções de armazenamento e micro-rede da Micropower oferecem aos clientes economia de energia e um sistema de alta confiabilidade, além de reduzir sua pegada de carbono. Uma solução exclusiva e gratuita para os clientes, que reduz os custos totais de energia ativando os sistemas de baterias quando os preços da energia são baixos e descarregando a energia armazenada quando há disparada de preços. Os sistemas de bateria também podem ser usados ​​para substituir a geração de diesel, reduzindo as emissões de carbono do cliente. Os sistemas, desenvolvidos e operados pela Micropower, podem ser projetados para vários perfis de clientes e já foram encomendados por clientes nos setores industrial e de varejo.

A Equinor Energy Ventures é um fundo de risco corporativo de US$ 200 milhões, dedicado a investimentos em empresas promissoras que estão investindo em transição energética e impulsionando um futuro de baixo carbono.

Durante quase 20 anos, a Equinor construiu uma forte presença no Brasil, sendo a segunda maior operadora de petróleo em volume e, através de uma parceria firmada em 2018 com a Scatec Solar, com um projeto solar de 162 MW no Ceará.

Gareth Burns, diretor administrativo da Equinor Energy Ventures, declarou: “A Equinor tem o prazer de fazer parceria com a Micropower, aproveitando nossa longa história no Brasil e nossa crescente presença em projetos renováveis ​​no país. A experiência da Micropower no desenvolvimento de armazenamento será essencial para trazer soluções flexíveis de baixo carbono ao segmento de energia comercial e industrial do Brasil. Nosso investimento ressalta o apoio da Equinor ao crescimento sustentável no Brasil. "

A Equinor tem como objetivo continuar aumentando a presença de baixo carbono da empresa no Brasil. O vice-presidente de Novas Energias e Soluções em Energia, Olav Kolbeinstveit, acrescenta: “O Brasil é uma área chave para a Equinor continuar desenvolvendo soluções de energia renovável e colaboração com a experiente equipe da Micropower é uma ótima oportunidade para obter informações valiosas sobre os mercados locais de energia e sobre projetos de armazenamento. Esperamos ansiosamente uma colaboração estreita e um compromisso contínuo com o desenvolvimento de soluções de energia renovável no Brasil. ”

Atualmente, a Micropower está desenvolvendo projetos de armazenamento em larga escala no Brasil, que integram abundantes recursos renováveis, como o solar. O CEO da Micropower, Marco Krapels, disse que “setores industriais como a indústria de mineração ainda dependem muito do diesel, e nossas soluções de micro-rede que combinam armazenamento de bateria com energia solar podem alcançar tanto economia como redução nas emissões de carbono significativas”. Krapels acrescentou que “o armazenamento de baterias de íon-lítio no local, com backup rápido, também torna as instalações críticas, como hospitais, mais resistentes, o que se tornará cada vez mais importante nos próximos anos. Estamos entusiasmados por ter a Equinor, com seu demonstrado compromisso com o Brasil e com as soluções de energia renovável, para se juntar à nossa missão. ”

A Equinor Energy Ventures junta-se aos sócios existentes Comerc Energia, Siemens Financial Services e Julião Coelho, Sócio Fundador do escritório Julião Coelho Advocacia. A parceria combina a compreensão da Equinor dos mercados de energia com as soluções técnicas da Siemens, bem como a experiência ímpar em armazenamento de baterias e desenvolvimento solar da Micropower para fornecer uma proposta de valor líder para consumidores comerciais e industriais no Brasil.

A Comerc Energia é a principal provedora de gerenciamento de energia do mercado livre no Brasil. Com mais de 1.100 clientes, a Comerc Energia atende 10% da carga no mercado livre e 5% do consumo total de eletricidade do país. Atualmente, a empresa possui uma participação minoritária na Micropower Comerc.

A Siemens Financial Services (SFS) é a divisão de investimentos da Siemens e fornece soluções de financiamento para eletrificação, automação e digitalização. A SFS anteriormente assegurou uma participação minoritária na Micropower Comerc.